A trombose é a formação de coágulos na circulação. Além disso, ela está presente nas três maiores causas de morte por doenças cardiovasculares: infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e TEV (Tromboembolismo Venoso). Mas trombose tem cura? Como prevenir?
O que é trombose?
A trombose se dá com a formação de um coágulo de sangue em uma ou mais veias grandes das pernas ou coxas – trombose venosa – ou em alguma artéria – trombose arterial. Ele bloqueia o fluxo sanguíneo, causando inchaço e dor local.
Os fatores de risco para a trombose são o pós-cirurgia e corte ou falta de movimento/imobilização dos membros por tempo prolongado. Os procedimentos cirúrgicos mais propensos à trombose são os ortopédicos, oncológicos e ginecológicos.
Embora geralmente afete mais as mulheres, os homens também podem ter trombose. Por causa do uso de anticoncepcionais e gestações, as mulheres na faixa dos 20-40 anos têm mais incidência de trombose.
Trombose Venosa Profunda
Se um coágulo se forma nas veias da perna, pode ocorrer a trombose venosa profunda (TVP). Os sinais de alerta para a TVP são:
- Inchaço nas pernas;
- Dor;
- Calor local;
- Vermelhidão na região;
- Sensibilidade aumentada.
Embolia
Algumas vezes um coágulo se desprende e é transportado pela corrente sanguínea. Esse processo é chamado de embolia. Uma embolia pode causar lesões sérias nos rins, cérebro, pulmões, coração ou outros órgãos, se o coágulo obstruir alguma artéria e impedir a passagem de sangue, provocando a falência progressiva da região.
A embolia, se não tratada corretamente, pode levar a óbito. Por isso, assim que surgirem os primeiros sintomas de trombose, procure imediatamente um médico.
Como prevenir a trombose?
Algumas medidas podem ser adotadas por todos, mas principalmente pelas pessoas com predisposição a ter trombose. São elas:
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Não fumar;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Manter a alimentação saudável e balanceada;
- Manter o peso dentro dos parâmetros estabelecidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde);
- Se trabalhar muito tempo sentado, movimentar-se com frequência;
- Fazer caminhadas após cirurgias ou viagens longas;
- Beber bastante líquido;
- Usar meias compressivas;
- Usar roupas e calçados confortáveis durante viagens longas, especialmente as aéreas.
Trombose e avião
Os riscos de trombos se formarem durante as viagens aéreas de longa duração são maiores, já que a pessoa fica sentada, sem poder mover as pernas, o que prejudica o retorno do sangue venoso para o coração.
Para evitar trombose no avião, o passageiro deve usar roupas confortáveis e que não causem compressão, usar meias compressivas medicinais, ingerir bastante água e evitar ficar mais de duas horas parado na mesma posição.
Trombose tem cura?
Claro! O tratamento para trombose tem três objetivos: impedir o crescimento do coágulo, impedir que ele avance para outras regiões do corpo e reduzir as chances de recorrência da trombose.
Anticoagulantes, heparina, filtros de veia cava (para impedir que os coágulos cheguem aos pulmões) e meias de compressão fazem parte do tratamento para melhorar o edema causado pela trombose.
Meias Venosan
As meias de compressão, também chamadas de meias compressivas ou elásticas, são meias que realizam pressão na perna e melhoram a circulação sanguínea, podendo ser indicadas na prevenção ou tratamento de trombose, varizes e outras doenças venosas.
As meias de compressão Venosan aumentam a velocidade da circulação venosa do sangue, e agem evitando a formação de trombos que provocam embolias pulmonares ou insuficiência venosa crônica. A meia vem embalada em embalagem estéril ideal para ser usada em hospitais ou centro cirúrgico, em prés ou pós-operatórios.
Há diversos modelos e tamanhos, para atender a todas as demandas dos seus pacientes. A Venosan Brasil está no mercado há mais de 25 anos, usando a tecnologia suíça de compressão, e você encontra as meias de compressão Venosan na Brakko, com os preços mais competitivos do mercado.