Dia Mundial do Pulmão e uso do Capno 35

Dia Mundial do Pulmão e uso do Capno 35

Em 25 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Pulmão, e o tema de 2021 é Cuide dos Seus Pulmões. A data foi definida para promover a defesa e ação pela saúde pulmonar globalmente. Com a pandemia da COVID-19 assombrando o mundo há quase 2 anos, os cuidados com os pulmões são mais importantes do que nunca. 

Vamos falar sobre o foco da campanha de 2021, a importância dos cuidados com o pulmão e capnografia, apresentando o Capno 35.

Diga não ao tabaco e ao cigarro eletrônico

Anualmente, o tabaco causa 8 milhões de mortes, e é a principal causa de doenças pulmonares. Parar de fumar é a maneira mais eficaz de melhorar a saúde pulmonar – e a saúde como um todo também. 

Já o cigarro eletrônico, também chamado de vape, é uma febre no Brasil entre os jovens, e por isso mesmo deve ser fortemente combatido. É um aparelho que, através de um líquido viscoso, transporta nicotina e outros elementos. Estudos recentes indicam que essa nicotina inalada danifica o tecido pulmonar, reduz a resistência do corpo a infecções e as emissões desses dispositivos são nocivas para os pulmões.

Proteja os seus pulmões através da vacinação

As vacinas protegem o corpo de muitas doenças infecciosas diferentes e ajudam na saúde dos pulmões. Pneumonia pneumocócica, COVID-19, gripe e coqueluche são exemplos de infecções respiratórias que podem ser prevenidas com a vacinação.

Como muito se tem dito atualmente, a vacina ainda é um pacto social, pois ela também pode ajudar a proteger outras pessoas. Quanto mais pessoas vacinadas em uma comunidade, menor é a propagação de infecções.

Respire ar puro

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) mostram que 90% das pessoas respiram ar contendo altos níveis de poluentes. Anualmente, cerca de 7 milhões de pessoas morrem por causa da poluição do ar no mundo. Ela tem um impacto negativo na saúde humana, principalmente nos pulmões, que são o primeiro ponto de entrada da poluição no corpo.

Faça atividade física regularmente

A prática regular de atividade física melhora a qualidade de vida de todos. Quando uma pessoa se exercita, o coração bate mais rápido e os pulmões trabalham mais. O corpo precisa de mais oxigênio para abastecer seus músculos, então os pulmões aumentam a atividade para fornecer esse oxigênio. Essa expansão é como um exercício para os pulmões, tornando-os mais fortes e resistentes.

Comprometimento respiratório

“O comprometimento respiratório é uma descompensação que pode levar à insuficiência, falha respiratória ou morte, podendo ser prevenida ou atenuada com monitorização adequada e intervenção específica”, de acordo com o Respiratory Compromise Institute, uma aliança de sociedades médicas internacional, fundada com o objetivo de pesquisar, prevenir e educar sobre as doenças respiratórias.

Capnografia

A capnografia é o monitoramento da concentração ou pressão parcial de dióxido de carbono (CO2) nos gases respiratórios. Tem sido uma ferramenta de monitoramento muito utilizada durante a anestesia e a terapia intensiva, mas também responsável pela identificação da insuficiência, falha e até mesmo a parada respiratória (os comprometimentos respiratórios), auxiliando profissionais da saúde a interferirem de modo precoce frente essas alterações, contribuindo para evitar desfechos clínicos desfavoráveis. a  American Heart Association indica o uso da capnografia para monitorar a eficácia da manobra de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Há grande destaque também para o uso nas áreas de cuidado gerais, enfermarias e em segmentos como a radiologia intervencionista e endoscopia.

Capno 35

O Capno 35 é o monitor respiratório portátil da Medtronic, desenvolvido através da integração de duas tecnologias: Nellcor para oximetria e Microstream para capnografia, mensurando 4 parâmetros: dióxido de carbono expirado (EtCO2), saturação (SpO2), frequência respiratória e função pulmonar; de forma contínua e em tempo real. O Microstream habilita uma leitura específica de dióxido de carbono, sem interferência de oxigênio (O2), óxido nitroso, hélio e gases anestésicos. 

Uma tecnologia para todos os pacientes e todas as aplicações: intubados ou não intubados, de neonatais a adultos. 

O tempo e os recursos médicos podem ser limitados, mas as necessidades do paciente não. A Microstream do Capno 35 fornece um alerta precoce de comprometimento respiratório, oferecendo aos médicos a oportunidade de fornecer cuidados mais cedo e determinar rapidamente como intervir, reduzindo riscos, economizando tempo e dinheiro e salvando vidas.

E você encontra o Capno 35 na Brakko, o local de todas as soluções médico-hospitalares.