Durante todo o mês de outubro celebra-se o Outubro Rosa, para fomentar o debate sobre o câncer de mama. Essa campanha começou em 1985 nos Estados Unidos, com o National Breast Cancer Awareness Month (Mês Nacional da Consciência sobre o Câncer de Mama), com o objetivo de promover a mamografia como o exame mais importante de detecção do câncer de mama.
O que é Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é uma campanha de alcance mundial, organizada por órgãos públicos da saúde e pelas principais instituições de caridade que lutam contra o câncer de mama. Aqui no Brasil, a campanha começou em 2002, e também tem a participação da mídia e de empresas do setor privado, todos unidos para aumentar a conscientização sobre o câncer de mama, estimular as mulheres a fazer o autoexame das mamas e arrecadar fundos para pesquisa sobre a causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura da doença.
Câncer de Mama: prevenção e causa
O câncer de mama é uma doença causada por múltiplos fatores, logo não há método 100% eficaz de prevenção. Mas podemos identificar as principais causas e modos de prevenção.
Prevenção do câncer de mama
O INCA (Instituto Nacional de Câncer), maior instituição de combate ao câncer do Brasil, revelou que hábitos mais saudáveis podem reduzir a incidência de câncer de mama em 13% e poupar mais de R$100 milhões do SUS (Sistema Único de Saúde). Esses hábitos são:
- prática regular de atividades físicas;
- alimentação saudável e balanceada;
- IMC (índice de massa corpórea) no parâmetro normal;
- redução no consumo de bebidas alcoólicas;
- evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
Para as mulheres no pós parto, a amamentação também reduz os riscos do desenvolvimento de câncer nas mulheres.
Causa do câncer de mama
O câncer de mama não tem uma causa específica determinada. Diversos fatores podem tender ao aumento do risco de desenvolver a doença, tanto externos (ambientais) quanto internos. Idade, questões endócrinas e uso de hormônios, histórico reprodutivo, fatores comportamentais (como tabagismo e consumo de álcool), questões ambientais e fatores genéticos são alguns dos principais.
Câncer de Mama: diagnóstico precoce
O autoexame regular das mamas é a maneira mais eficaz de identificar anormalidades nos seios. Seguindo o passo a passo, a mulher consegue perceber se há ou não caroços nas mamas. Com o acompanhamento, há chances enormes de que o câncer de mama seja diagnosticado no estágio inicial.
Os exames de imagem, como mamografia, podem ser solicitados para confirmação do diagnóstico. Quando um tumor é diagnosticado na fase inicial, o câncer de mama tem até 95% de chance de cura. Quanto mais cedo, menos agressivo e mais curto é o tratamento.
Quanto mais se fala do Outubro Rosa, mais mulheres têm acesso a informações cruciais para detectar mudanças nas mamas precocemente. Quanto mais cedo, maiores são as chances de sucesso no tratamento.