A busca pela palavra oxímetro aumentou exponencialmente desde o início da pandemia do coronavírus. Segundo o Google Trends, em maio de 2020 a busca no Brasil chegou ao ponto mais alto já registrado na história. Veja a seguir o que é oxímetro e como usá-lo.
O que é oxímetro?
O oxímetro é o aparelho que realiza a oximetria. A oximetria, por sua vez, é um exame não invasivo, rápido, simples e indolor.
O oxímetro faz a medição dos níveis de oxigênio transportado pelo sangue. A essa medição dá-se o nome de saturação. Os valores de referência para saturação ficam entre 95% e 100%. Índices menores que 94% demandam atenção, e abaixo de 90% são considerados críticos.
Esse exame é feito para avaliar a presença de doenças que prejudiquem ou interfiram com o funcionamento dos pulmões, e doenças neurológicas ou cardíacas. É um dos exames primordiais para a monitoração de pacientes com a COVID-19.
Como usar o oxímetro?
O oxímetro de pulso é usado para verificar quão bem o coração está bombeando oxigênio pelo corpo, inclusive áreas mais afastadas do coração, como membros inferiores. É utilizado por profissionais de saúde em consultórios, hospitais, pronto-socorros ,UTIs e Home Care, para monitorar a saturação de oxigênio no sangue (SpO2) e a frequência cardíaca.
O sensor é geralmente conectado à ponta do dedo, onde passa um feixe de luz vermelha e infravermelha através de um leito capilar pulsante. Entretanto, o sensor pode ser conectado a qualquer área do corpo que passe fluxo sanguíneo (pé, pulso, orelha…). O sangue com oxigênio tem um tom mais intenso de vermelho. Quanto menos oxigênio, mais azulado o sangue fica.
Como ocorre a medição?
No início, o aparelho faz a medição da intensidade dos tons de vermelho, visto que eles representam as frações de sangue com e sem oxigênio. Na sequência, o aparelho mede o pulso e diminui a intensidade da cor detectada quando não há pulso.
A intensidade de cor restante é equivalente ao sangue vermelho oxigenado. Esse é o número que aparece no aparelho, o percentual de oxigenação do sangue.
Monitor da saturação de oximetria
É preciso um aparelho de qualidade para que haja de fato uma monitorização em tempo real da saturação de oxigênio, principalmente nos ambientes hospitalares. Por isso, a Medtronic, empresa parceira da Brakko, utiliza a tecnologia Nellcor nos seus monitores de saturação. Mesmo que haja movimentação do paciente, a leitura feita é fiel e precisa, como constatado por essa pesquisa realizada em 2018.
A precisão dos dados coletados chega a 100%.
Tecnologia Nellcor
A Nellcor é uma tecnologia pioneira no desenvolvimento da leitura da saturação do oxigênio. São mais de 30 anos de experiência clínica no mercado. Embora outras tecnologias tenham sido desenvolvidas nas últimas décadas, nenhuma é capaz de replicar o algoritmo próprio de leitura do pulso dos pacientes. É isso que torna a tecnologia Nellcor única e consistentemente precisa.
A Brakko tem oxímetros para todos os tipos de pacientes. Entre em contato com os nossos vendedores e faça uma cotação, ou visite nosso site e loja virtual.