Os casos de trombose vêm aumentando em todo o mundo, e por isso a prevenção da trombose já foi assunto do nosso blog.
Mas alguns pacientes apresentam risco elevado para eventos tromboembólicos, e não podem fazer uso de medicação anticoagulante. O que fazer nesses casos? A melhor alternativa para esse problema são os dispositivos de compressão pneumática intermitente.
O que é Sistema de Compressão Pneumática Intermitente?
O Sistema de Compressão Pneumática Intermitente (CPI) é usado para ajudar a prevenir coágulos sanguíneos nas veias profundas das pernas. O equipamento conta com perneiras ou foot cuffs (algemas para o pé) que se enchem de ar e apertam os membros. Isso aumenta o fluxo sanguíneo nas veias das pernas e ajuda a prevenir a formação de coágulos sanguíneos. Logo, é uma profilaxia mecânica para a prevenção da TVP (Trombose Venosa Profunda) e da EP (Embolia Pulmonar).
A trombose venosa profunda é um coágulo sanguíneo que se forma em uma veia profunda. Na maioria dos casos, esse coágulo se forma na perna.
Como funciona o sistema de compressão pneumática intermitente?
Ao usar o sistema CPI, as pernas, panturrilhas ou pés são colocados em uma perneira ou em foot cuffs. O mecanismo se enche de ar e aperta a perna, comprimindo o membro. Em seguida, o manguito esvazia e relaxa. O processo então se repete indefinidamente.
A compressão ajuda a mover o sangue pelas veias em direção ao coração. O sistema CPI também promove a liberação natural de substâncias no corpo, que ajudam a prevenir coágulos.
Eficácia do Sistema de Compressão Pneumática Intermitente
O equipamento aumenta a velocidade do sangue nas veias profundas dos membros, reduzindo a estase venosa e estimulando a fibrinólise. A fibrinólise é o processo através do qual um coágulo de fibrina é destruído.
Portanto, esse método não apresenta risco de sangramento e pode ser usado como complemento dos métodos farmacológicos, aumentando a eficácia na prevenção de pacientes de alto risco.
Essa pesquisa realizada em 2008 comprova que a CPI melhora o fluxo sanguíneo quando aplicada na perna ou na coxa.
Os benefícios do uso do Sistema de Compressão Pneumática Intermitente
O equipamento de CPI é indispensável para o tratamento dos pacientes de risco moderado a alto. Entre os benefícios, estão:
- Diminuição da hipertensão venosa;
- Redução do acúmulo de coágulo na região das válvulas;
- Diminuição de edemas de fluidos intersticiais;
- Prevenção da Trombose Venosa Profunda (TVP) e
- Prevenção da Embolia Pulmonar (EP).
Sistema de Compressão Pneumática Intermitente: Indicação de Uso
O sistema de CPI é indicado nas etapas pré, intra e pós operatório dos pacientes com risco para trombose, quando o uso de medicação anticoagulante é contraindicado ao paciente e quando o paciente encontra-se em períodos de imobilidade prolongada (acima de três dias) ou com as extremidades paralisadas.
Além disso, pode ser usado sozinho ou combinado com outros métodos de profilaxia, como a terapia medicamentosa (heparina e anticoagulantes orais diretos, por exemplo).
Sistema de Compressão Pneumática Intermitente – DVT-2600
O sistema de compressão pneumática intermitente DVT-2600 é a melhor ferramenta no mercado para aumentar o fluxo de sangue venoso em pacientes de risco e auxiliar na prevenção de trombose venosa profunda e de embolia pulmonar.
O sistema de compressão DVT-2600 possui ajustes de pressão específicos para pernas /coxas /panturrilhas e para pés, e recursos como reconhecimento automático do tipo de perneira conectada, parâmetros pré-ajustáveis, bateria com funcionamento normal mesmo em caso de falta de energia, entre outros.
As perneiras são feitas de material de baixo impacto ambiental, confortáveis, seguras e duráveis, pois podem ser usadas por até 2 meses.
O CPI com perneiras (para compressão das pernas) é indicado para profilaxia de trombose venosa profunda e embolia pulmonar.
Já o sistema de compressão com foot cuffs (para compressão dos pés) é indicado para aumento da circulação sanguínea, profilaxia de trombose venosa profunda, tratamento e prevenção de edema agudo e crônico, dor extrema decorrente de traumatismo ou cirurgia, úlceras na perna, e, por fim, para estase ou insuficiência venosa.
As pesquisas mostram que os pacientes com tromboembolismo têm custos hospitalares maiores do que aqueles apenas com profilaxia. Ou seja, a prevenção está associada a um maior custo-benefício. Na Brakko, você encontra o sistema de compressão pneumática intermitente DVT-2600 e as perneiras de compressão, ambos com a garantia da qualidade Venosan a preços surpreendentes e condições especiais. Veja e comprove.