Tipos de filtros HME: Hidrofóbicos, Higroscópicos e Misto

O manejo da ventilação mecânica de pacientes com intubação orotraqueal demanda cuidados, e os filtros respiratórios são responsáveis por impedir (ou ao menos evitar) a disseminação de patógenos expelidos através de aerossóis ou gotículas durante o uso do ventilador mecânico.

Além disso, eles desempenham a função de umidificação, mantendo as vias aéreas inferiores em condições fisiológicas normais. Níveis adequados de calor e umidade ajudam a assegurar o funcionamento normal do sistema mucociliar de transporte.

Assim, os filtros protegem os pacientes, os profissionais de saúde e os próprios equipamentos.

https://brakko.com.br/wp-content/uploads/2020/09/01-Filtro-bacterianoviral.jpgO que são filtros HME?

HME é a sigla para a expressão em inglês Heat and Moisture Exchanger. Em português, seria ‘trocador de calor e umidade’.

Os filtros HME funcionam como um umidificador passivo, semelhante a um nariz artificial.

Diferente do nariz, e é rico em estruturas vasculares e endotélio, a maioria dos HME não acrescenta calor ou água ao sistema.

Eles utilizam até 70% do calor e da umidade captados da expiração para umidificar e aquecer a próxima inspiração.

A Brakko trabalha com os melhores filtros HME do mercado, utilizados nos maiores centros de referência do país e do mundo.

Tipos de filtro HME

Há 3 tipos de filtros HME: Hidrofóbicos, Higroscópicos e Misto (hidrofóbico e higroscópico). A seguir, explicações detalhadas sobre cada um dos filtros.

HME Hidrofóbico

Os umidificadores hidrofóbicos possuem pregas de um elemento de fibra de cerâmica que, ao invés de absorver a água, impede a sua passagem para o meio externo. Assim, o gás inspirado é umidificado e aquecido com a água retida durante a expiração na superfície interna do filtro. Sua área de superfície é aumentada por várias pregas e apresentam maior volume interno e maior resistência.

Estes dispositivos possuem alta eficiência de filtração, mas pobre performance em termos de umidificação e aquecimento, tendo sido responsabilizados por oclusão do tubo endotraqueal.

HME Higroscópico

A membrana higroscópica é constituída de camadas de material com baixa condutividade térmica, geralmente papel ou espuma, e impregnado ou não com sais higroscópicos (os mais usuais são o cloreto de cálcio ou o lítio). Conforme o paciente exala ar quente e úmido, a membrana higroscópica do filtro captura calor e umidade em forma de condensação. 

Quando o paciente inala, o HME devolve calor e a umidade do gás inspirado à medida que a condensação se evapora para formar gás de água.

HMEF Misto (membrana hidrofóbica e higroscópica)

São uma combinação de filtro e trocador de calor e umidade que minimiza o espaço morto, o peso do tubo e do circuito endotraqueal, ao mesmo tempo em que maximiza a eficiência.

Controle eficaz de umidade que reduz o risco de colonização e obstruções em tubos  respiratórios.

Após a membrana higroscópica, os HMEF mistos possuem uma membrana filtrante eletrostática totalmente hidrofóbica.

Por ser um método passivo, há baixa probabilidade de produção de condensado. Com a adição da membrana hidrofóbica, é eliminada a probabilidade da passagem de condensado para o circuito, portanto, são extremamente úteis na prevenção de infecções nosocomiais.

A Brakko trabalha com os melhores filtros HME do mercado, utilizados nos maiores centros de referência do país e do mundo.